domingo, 27 de julho de 2014

Carta aberta à Editora FTD - Aulão ENEM

Sim, EU FUI! #RockInRioFeelings
Eu fui num evento chamado AULÃO ENEM. Na página de divulgação do evento diz que o "Aulão Enem é um evento para professores do Ensino Médio da rede pública com palestras que vão dar dicas sobre como ajudar os alunos a prepararem-se para o exame. Para animar a festa em São Paulo, a banda de rock Paralamas do Sucesso fecha o evento com um show cheio de hits."

Não sou professor, mas como inspetor de alunos também sou educador, e posso dizer tranquilamente que o evento atingiu o seu objetivo. Ele foi show do começo ao fim.

RECEPÇÃO

O pessoal que nos recepcionou foram bem instruídos, pois não houve tumulto na entrada e todos sabiam perfeitamente para que lado deviam nos orientar a ir. Se houve falha nesse quesito, foi tão pontual que não afetou o todo.



MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

O material de divulgação foi muito bem elaborado. "Como que você, em 2 dias, pode dizer com tanta certeza que o material que eles te deram de brinde é bom?" Uma técnica chamada leitura dinâmica me possibilitou isso. Eu até convido vocês a procurar por eles e ver com seus próprios olhos. (Abaixo de cada foto escrevi o objetivo de cada item.)

Para quem prestará Vestibular e ENEM
Ficava em volta do Bem Lembrado
Catálogos dos livros didáticos da FTD
Para professores leigos em Tecnologia

PALESTRAS

1ª - Pachecão

Definitivamente um showman. Ele realmente dá aula na arte de dar aula. Ele mostrou que é possível tornar algo desinteressante para o aluno em algo que valha a pena dar atenção, e que o segredo para o sucesso na profissão de educador é gostar de gente e ter paciência. Isso é só um resumo das sábias palavras dum cara louco no jeito, mas inteligente de coração.

2ª - Geekie Games

Quando soubemos que teria mais uma palestra a expectativa foi: "Agora que a plateia dorme!". Isso não aconteceu. Não gravei o nome do palestrante (quando eu descobrir eu coloco aqui), mas o que posso dizer é que gostei demais da proposta do projeto que ele mostrou. Se você tem um aluno desinteressado e/ou com dificuldade de aprendizagem, saiba mais em www.geekiegames.com.br

3ª - Conclusão

A conclusão não foi o fim do evento, mas sim o fechamento do Aulão. O show dos Paralamas logo após seria a hora do recreio. (Fale "recreio" ao invés de "intervalo" para um aluno e veja a revolta que irá demonstrar!). Essa parte foi feita pelo apresentador, que também não gravei o nome...

O apresentador do evento conduziu muito bem o intervalo entre uma palestra e outra, e finalizou tão bem quanto. Graças a ele - e aos outros palestrantes - que foi possível perceber que os livros que recebemos não eram apenas "uns livros que ganhamos de graça", mas que eles tinham um propósito de estarem lá.

Nessa conclusão mencionou também os tradicionais livros didáticos, que estão registrados no catálogo que veio junto com o material de divulgação.Um detalhe importante: a FTD entregou na escola onde eu trabalho, dias antes do evento, um exemplar de cada livro didático mostrado no evento para degustação dos professores.

DISTRIBUIÇÃO DO LANCHE

Sim, fomos lá não por causa da comida, mas eles ofereçam e eu não quis fazer desfeita... O modo como eles fizeram a distribuição dos lanches me lembrou a de um show da banda Tokyo Police Club que eu fui. Detalhe: o ingresso que ganhei era VIP!

BANHEIRO

O banheiro de show mais limpo que eu já vi na vida. Óbvio que o público é diferente dos outros shows, mas merece menção honrosa.

PARALAMAS DO SUCESSO

Foi muito bom o show. O que mais me deixou feliz é saber que eles serviram não para salvar o evento, mas as músicas deles serviram para celebrar o sucesso de todo ele.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Não, eu não fui pago para fazer isso. Mas é tanta gente reclamando nas redes sociais - e com razão - de empresas que não oferecem e não prestam os serviços que dizem se dispor a realizar que, quando uma faz muita coisa boa em um único evento, essa empresa precisa ser mencionada e elogiada pelo que fez. Então, finalizo meu post com a seguinte frase concludente:

FTD, parabéns pelo #AulãoEnem

2 comentários:

  1. Olá, Lucas. Teria interesse em vender essa edição do bem-lembrado? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Lucas, se tiver interessado em vender o "Bem Lembrado", pode me informar o valor? Obrigada

    ResponderExcluir