sábado, 31 de agosto de 2013

Não sou ator famoso, mas sou o que eles são.

Não sou artista que aparece nas principais mídias de comunicação e nem sou famoso por qualquer outro motivo, mas eu sou algo que essas pessoas também são: sou uma pessoa pública. "Como assim? Você é pessoa pública sem ao menos ter feito uma ponta numa novela sequer?" Vou explicar.

Eu sou inspetor de alunos, e sou exposto todos os dias a um público jovem, que vai dos 11 aos 18 anos. Sou observado, questionado, ficam curiosos a respeito da minha vida pessoal; muita gente me assiste. Eu interajo com esse público não é via tela de computador/TV/celular/tablet/qualquer-outro-dispositivo-áudio-visual. É sempre ao vivo. Não dá pra fazer um compacto com os meus melhores momentos de "vão pra sala!" que não vou ter o mesmo efeito. Devido a essa interação é comum que pessoas que eu nem sei o nome saibam como eu me chamo.

Eu ando nas imediações da escola e vez ou outra pais de alunos me abordam perguntando como anda o filho na escola, alunos e pais me perguntam se vai ter aula tal dia, quando vai ter a reunião de pais, quem que bateu em quem e por quê - sim, sempre tem aluno que gosta de uma fofoca interna! - mas dificilmente vão me parar para pedir autógrafo!

Apesar de não ser um ator, eu e meus colegas somos surpreendidos quando um aluno dentre centenas que retrucam por não quererem ir pra sala te veem como um exemplo, que valoriza o seu trabalho, e que se inspiram no modo como lidamos com as pessoas. Isso faz muita diferença numa profissão em que, na maioria das vezes, você parece estar sozinho por sempre estar como que dentro da cova dos leões. ("Leões" leia-se "situações estressantes causadas pelo número de pessoas muito jovens com pensamentos conflitantes") Nesses momentos é que você encontra forças para continuar na profissão, e que, sem pretensão nenhuma, você está fazendo a diferença na vida de alguém.

Sou uma pessoa pública. Numa escala BEM menor, mas sou. Engraçado eu ter já ter percebido isso, mas vir a escrever tudo isso só depois de ler este status no Facebook...

https://www.facebook.com/lucassallesg/posts/294178454056615

P.S.: Esteja logado em sua conta no Facebook para poder ver o que está escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário