sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Eu quero ser jovem

"As flores de plástico não morrem"
Forever young... São muitas as músicas mostrando o desejo que todos nós temos de nunca envelhecer, mas eu sempre me lembro dessa, que ficou famosa através da banda Alphaville. (Se a traduzir, verá que ela é um tanto quanto melancólica diante do inevitável: o envelhecimento.)

Sou jovem, tenho "toda uma vida pela frente", como dizem, mas a sensação de que o tempo passa logo, que estou mais perto da velhice e não deixei a ficha cair e que nem tudo o que quero fazer terei tempo de realizar são frequentes. Quero ser jovem para sempre, nunca morrer, e ser saudável sempre pra não dar trabalho pra ninguém; mas, como sabemos, temos um contrato que se expira numa data desconhecida.

Até o presente momento não dá para ser jovem para sempre, mas me consola saber que a juventude das atitudes ainda existem, mesmo quando o corpo não corresponde. Como reza uma outra canção, "existem jovens de oitenta e tantos anos, e também velhos de apenas vinte e seis". Procuro andar com esses jovens de espirito, a turma dos que não são cheios de si, sem egoísmo, arrogância e outras coisas que mais enrugam a cara das pessoas por as fazerem parecer que estão com ânsia de vômito e dor de barriga do que feliz e capaz de tornar jovens os ânimos das pessoas que se aproximam.

Não sei como estas palavras estão parecendo para você que agora as lê, mas o que eu sei é que há momentos que ficamos assim, pensando na vida e no jeito que a gente está levando ela. Será que falta alguma coisa, mesmo a situação sendo a melhor possível? Poderia fazer mais, já que só o fato de estar vivo é um indício de possibilidades que podem ser alcançadas? Há respostas que talvez sabemos, outras que ainda procuramos um jeito de respondê-las, ou até mesmo as deixamos pra lá por puro comodismo, mas de tudo o que foi dito aqui podemos concluir apenas uma única coisa: já que não podemos ser jovens para sempre, que ela ao menos seja eterna enquanto dure...

2 comentários:

  1. Como já dizia o pensador:
    "Se voce é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda!
    Amanhã velho será, velho será, velho será!
    A menos que o coração, que o coração sustente, a juventude que nunca morrerá!" :)

    ResponderExcluir
  2. Finalmente apareci aqui pra ler!
    Saber que estamos a quase um terço da vida de esperamos ter é realmente ruim. Mas achar que já passamos da metade da vida que realmente vamos aproveitar é ainda pior.
    Por isso acredito (e espero estar certo xD) nessas suas palavras. Não pretendo jogar a toalha tão cedo, e não é um par de algarismos que vai me fazer desistir

    ResponderExcluir